Virtualização: Quais as vantagens para minha empresa?

Falar de virtualização é basicamente entender o conceito literal dessa palavra, ou seja, de maneira geral, é um ambiente virtual que utiliza como base os recursos de um ambiente real. Assim, o hospedeiro (host) fornece os recursos físicos para a virtualização do ambiente convidado (guest). No entanto, a virtualização vai além de poder executar múltiplos sistemas operacionais (SOs) em um único computador, de modo que há vários tipos de implementações e usos dessa tecnologia. É inegável que utilizar a virtualização traz muitas vantagens para a sua empresa, e é preciso entender os seus benefícios para que, assim, possa usufruir tudo que a tecnologia permite. Confira agora mesmo neste artigo, elaborado por nós da WA Project, quais são essas vantagens e como sua empresa pode usufruir dos benefícios da virtualização. Leia também outros artigos no nosso blog para complementar e enriquecer o seu conhecimento a respeito do mundo da Tecnologia da Informação.

Melhora a alocação de recursos

A alocação de recursos de hardware é fundamental para que as empresas tenham vantagens no processamento de dados e, também, um melhor aproveitamento dos recursos financeiros, de modo que haverá a plena utilização da infraestrutura que tem à sua disposição. Assim, a virtualização evita gastos em excesso e o desperdício de capacidade produtiva de armazenamento e processamento.

Promove a responsabilidade ambiental

Com a atual crise e preocupação com o meio ambiente, é muito importante abordar a questão do “TI Verde”, uma filosofia e abordagem que busca otimizar o uso dos equipamentos. Assim, a virtualização evita ter a compra de muitos equipamentos, que no futuro seriam descartados. Então, será produzido menos lixo eletrônico e, em consequência, sua empresa contribuirá fortemente para a responsabilidade social com o uso consciente da tecnologia.

Possibilita ter vários servidores

Em muitas situações, as empresas necessitam de múltiplos servidores para o processamento das informações relacionadas às suas operações. No entanto, fatores como o espaço físico, altos desembolsos financeiros, aumento do consumo de energia e necessidade de um número maior de mão de obra podem representar barreiras que impeçam a satisfação dessa necessidade. Contudo, esse impasse pode ser resolvido com a virtualização de servidores baseados na utilização dos recursos ociosos dos servidores reais. Logo, ter servidores virtuais permite a execução de várias atividades diferentes de forma simultânea, de modo que cada servidor virtual será responsável por uma ou mais tarefas.

Compatibilidade de softwares

Em muitos casos, as empresas necessitam utilizar softwares específicos para a execução das suas atividades, porém, em algumas situações, esbarram com problemas de compatibilidade em alguns computadores e sistemas operacionais. Então, o que fazer nesse caso? A solução para esse problema é a virtualização de aplicativos. Nesse tipo de virtualização, é possível armazenar as aplicações em um servidor que atende aos requisitos do software que a empresa necessita utilizar e os usuários acessam essa aplicação em um ambiente virtual. Assim, é ultrapassado todo e qualquer problema de compatibilidade enfrentado pelas estações de trabalho.

Vantagens gerais da virtualização

Demonstramos nos itens anteriores as vantagens de forma específica que a sua empresa pode usufruir ao adotar a tecnologia de virtualização. Veja a seguir as vantagens gerais ao adotar essa metodologia:

  • Economia de energia;
  • Redução dos custos operacionais;
  • Melhor aproveitamento do espaço físico;
  • Melhor utilização dos recursos de hardware e software;
  • Facilidade de gerenciamento e menor emprego de mão de obra;
  • Ambiente centralizado de armazenamento de dados e cópias de segurança;
  • Permite virtualizar e acessar servidores fora do local da sua empresa, o que proporciona maior flexibilidade e mobilidade de trabalho.

Nesse contexto, sua empresa pode usufruir muitas vantagens e benefícios ao utilizar a virtualização, economizará recursos físicos e financeiros, bem como terá melhores recursos para desempenhar suas atividades operacionais e comerciais. A WA Project tem soluções em Inovação e Desenvolvimento de acordo com as necessidades da sua empresa. Entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas!

Compartilhe nas suas redes:

Conteúdos relacionados