Wa Project.

Saiba como melhorar o desenvolvimento de software da sua empresa.

O desenvolvimento do software próprio para sua empresa é um dos momentos mais importantes para o seu negócio, porém, ao mesmo tempo, é uma fase que gera muitas mudanças e afeta diretamente o andamento das operações, de modo que a equipe deve se dedicar às atividades diárias e acompanhar o desenvolvimento da nova plataforma. No entanto, ao adotar certas medidas e procedimentos, o projeto de desenvolvimento do software da sua empresa será otimizado, mais objetivo e com foco em proporcionar as melhores soluções. Confira abaixo as melhores práticas que devem ser adotadas nessa fase de transformação da gestão do seu empreendimento. Leia também: O espaço dos aplicativos no mundo corporativo

Faça o mapeamento prévio dos processos

Ao contratar uma empresa de desenvolvimento para idealizar o software de gestão da sua empresa, certamente, o gestor e toda equipe passarão por um processo de entrevistas para que o analista entenda o funcionamento das atividades da organização. No entanto, se os responsáveis realizarem previamente o mapeamento dos processos, de fato, isso representará uma grande otimização de tempo nessa fase do projeto de desenvolvimento do software. Além disso, a análise prévia dos processos permitirá avaliar se o que vem sendo realizado é o mais adequado ao empreendimento, de modo que, em muitas situações do dia a dia das empresas, as atividades são apenas executadas, mas não são analisadas se é o melhor método para o sucesso do seu empreendimento.

Padronize os processos e tarefas

Após realizar o mapeamento dos processos e entende-los de forma plena é importante proceder a sua padronização. Essa é uma metodologia muito empregada para alavancagem das atividades diárias das empresas, independente do seu porte. Um exemplo de técnica de padronização é o Seis Sigma, que tem como principal objetivo evitar defeitos e elevar o nível das operações, de modo que, quando há um padrão, o funcionamento ocorre de forma coesa e efetiva. Ao transportar essa padronização para o desenvolvimento do software da sua empresa, os desenvolvedores terão informações suficientes e organizadas para traduzir essas operações em um gerenciamento com base na tecnologia da informação e automação. Caso tenha dificuldades, vale a pena contratar a consultoria de um profissional especialista para realizar o mapeamento e padronização dos processos e, assim, ter a melhor solução em seu software.

Evite exceções

Evitar exceções nos processos e atividades é um fator primordial para melhorar o desenvolvimento do software da sua empresa, visto que, desenvolver rotinas que atendam unicamente algumas exceções representam um grande tomador de tempo para que os desenvolvedores entendam a rotina e busquem uma solução ideal. Como visto no item anterior, a padronização dos processos é um fator fundamental para a otimização do tempo no desenvolvimento do software, bem como as operações como um todo. Logo, podemos concluir que, quanto menos exceções houver em suas operações, melhor será para o andamento do projeto de desenvolvimento.

Solicite prévias do software para testes

Ter prévias do sistema que está em desenvolvimento é fundamental para o melhor gerenciamento desse projeto, pois, permite que os seus usuários possam verificar se tudo está de acordo com o seu escopo e se atende as necessidades da sua empresa. Nessa fase é possível realizar mudanças no projeto, incluir e excluir recursos (mediante acordo com os desenvolvedores) e adequar a plataforma aos moldes do seu negócio.

Crie um ambiente de homologação

A criação de um ambiente de homologação é um ponto muito importante e não deve ser negligenciado em um projeto de desenvolvimento do software da sua empresa. Essa etapa deve ser realizada próximo a entrega do produto final e consiste em atividades de testes para homologação do produto (verificação de falhas, se o funcionamento está de acordo com o esperado, se necessita de modificações, entre outros fatores). A homologação deve ser realizada pelos colaboradores da empresa que mais tem familiaridade com as rotinas que serão tratadas dentro do software e toda inconsistência deve ser reportada aos desenvolvedores. Assim, essa atividade é o fechamento para as melhores práticas de desenvolvimento do software da sua empresa, como foco na afetividade e automação dos processos. Precisa de uma solução em desenvolvimento para o seu negócio? A WA Project tem a solução ideal para o seu empreendimento. Acesse agora mesmo o nosso site e conheça nossos serviços.