Wa Project.

Saiba como incorporar estratégias de computação em nuvem reduz custos na sua empresa.

A computação em nuvem, ou Cloud Computing, passou a ser empregada comercialmente no mundo desde 2006. Nos pouco mais de 10 anos que nos separam desta data, a sua utilização só veio a aumentar. São muitas as razões que levaram à difusão da tecnologia em questão. Contudo, podemos mencionar a sua utilidade para melhorar a comunicação e a grande capacidade para armazenamento de dados – além, é claro, da economia que representa. Nos próximos tópicos saiba como incorporar estratégias de computação em nuvem reduz custos na sua empresa. Sabemos que para manterem-se competitivas e eficazes no mercado as organizações não podem deixar de investir em ferramentas de TI. Ao mesmo tempo, empregar tecnologia não pode ser fator que desequilibre as contas. Torna mais complicado ainda este quadro a necessidade de atualização constante das ferramentas tecnológicas, cujas novidades surgem com muita frequência. Neste contexto, a computação em nuvem vem se mostrando como uma boa alternativa para controle de custos. Atividade que tira o sono de praticamente todos os gestores. É o seu caso? Então descubra a economia do cloud adiante.

Como incorporar estratégias de computação em nuvem reduz custos na sua empresa

O primeiro impacto imediato de se incorporar estratégias de computação em nuvem na sua empresa diz respeito à infraestrutura. Se parte das suas atividades, ou armazenamento, acontecer na nuvem, menos equipamentos serão necessários no seu local de trabalho. Este fator resulta em uma diminuição de custos em cadeia. Pois, no fim das contas, não será necessário gastar com aquisição, tampouco manutenção e energia elétrica para funcionamento do sistema. As atualizações também não vão se tornar um custo adicional: novas versões de softwares e sistemas são baixadas automaticamente. De forma indireta, uma ferramenta atualizada evita perda de trabalho e atrasos que reduzem a produtividade dos seus negócios. Aliás, soluções em nuvem também não demandam que se gaste com licenças e renovações. Isso acontece porque a nuvem funciona através do modelo SaaS. O acrônimo em inglês para Software enquanto serviço quer dizer que as despesas necessárias estão pagas na contratação do plano. O que mais acontece quando atividades e elementos da infraestrutura de TI de uma empresa funcionam através do Cloud Computing? Basicamente as equipes internas podem ser mais enxutas. Uma estrutura física, como em um Data Center, precisaria de especialistas em rede, banco de dados e segurança da informação. Contratando soluções na nuvem, por outro lado, o time de especialistas será responsabilidade da prestadora de serviços. O seu setor de TI estará liberado para se dedicar às atividades essenciais para o negócio. Podendo até mesmo investir na busca pelo desenvolvimento de recursos criativos. Em suma, falamos de uma tecnologia altamente flexível e de baixo custo para as organizações. E que por sua eficiência e natureza pode colaborar de formas diversas para economizar no orçamento. Quer conhecer um pouco mais sobre as vantagens do Cloud Computing? Então clique aqui.

Cloud e economia

Pagar apenas por aquilo que é utilizado, trabalhando com uma tecnologia escalável e acessível para qualquer empreendimento. Atingir uma performance de qualidade investindo pouco e ganhando em produtividade. Não deve restar dúvidas de como incorporar estratégias de computação em nuvem reduz custos na sua empresa. Quer beneficiar a sua organização aprendendo mais sobre tecnologia, gestão e desenvolvimento de software? Então visite o nosso blog.