Quais as vantagens da Cloud Computing?

O cloud computing ou computação em nuvem, permite que você coloque todos os dados da sua empresa online. É uma evolução da tecnologia, que, mais uma vez, oferece competitividade para as companhias. Talvez hoje não aderir ao cloud computing pode ser um problema para a evolução do seu negócio. Conheça 5 vantagens de contar com o cloud computing na sua empresa.

Economia de dinheiro

Manter funcionário e o equipamento de TI exige uma boa quantia de dinheiro todos os meses. Por isso, migrar para um sistema de computação em nuvem irá diminuir o custo total da sua propriedade. Você não precisará gastar com as eventuais manutenções, com as peças de hardware que devem ser substituídas ou mesmo com uma equipe. Contar com uma empresa que disponibiliza o cloud computing vai poupar a sua de gastar energia – e ativos – para manter o sistema rodando nas horas de trabalho. O serviço não para nem por 1 minuto, e mesmo que existam problemas o sistema continua no ar. E o melhor: você não gasta excedentes com isso.

Economia de espaço

Você não precisará dedicar um espaço da empresa – que às vezes precisa ser grande – para colocar todos os componentes do hardware como o data center. A diminuição de recursos nesse sentido aumenta a economia no final do mês. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela Carbon Disclosure Project (CDP) demonstrou que as empresas do país que utilizaram cloud computing economizaram 12,3 bilhões. Ademais, isso favorece até ao meio ambiente. Além de poupar espaço, poupa energia, reduzindo a emissão de gases.

Acesso remoto

Com um sistema de hardware você não pode acessar arquivos se não estiver na empresa. Imagine o trabalho que dá quando você vai para uma reunião e esquece um documento. Precisará contatar alguém da empresa para que essa pessoa lhe envie por e-mail. Já os serviços de cloud computing permitem o acesso remoto, ou seja, não importa onde você esteja, contanto que tenha acesso à internet, poderá acessar seu sistema. Isso é excelente para empresas que precisam de funcionários que viajam, por exemplo. Basta ter um laptop ou até mesmo smartphone para ter acesso a tudo o que for necessário.

Segurança

A segurança da informação é rígida em sistemas cloud computing. Um dos pontos principais dos provedores é garantir a segurança de dados através de sistemas de firewall avançados. A nuvem também garante a recuperação de informações caso algum problema ocorra. Além disso, você tem o gerenciamento de interrupção de energia. A computação em nuvem aumenta muito a sua proteção. A sua estratégia de segurança passa a contar com ótimas opções, como acesso restrito, backup entre outros. É um ambiente exclusivo e protegido.

Foco

Com especialistas cuidando do seu suporte e manutenção durante 24 horas por dia, sua empresa está livre para fazer o que importa. Com dados na nuvem e manutenção exclusiva da parte do servidor, as equipes da empresa focam nas questões estratégicas para trazer mais resultados para o negócio. Além disso, você vai ter um cloud broker dedicado para livrar os processos da companhia. Não há dúvidas de que o cloud computing só traz vantagens para sua empresa. Invista nisso! Se quiser aprender ainda mais, continue lendo nossos artigos.

Compartilhe nas suas redes:

Conteúdos relacionados