Inteligência artificial aplicada ao varejo.

Inteligência artificial (AI ou IA) é um conceito popular, mas ainda soa para muitos como tema de ficção científica. Há gestores que acreditam até mesmo se tratar de algo restrito às empresas que lidam com alta tecnologia. Na realidade a IA está muito mais próxima do que se costuma imaginar, marcando presença até mesmo no Brasil. O mercado varejista é um dos setores onde podemos encontrar esta tecnologia aplicada.

É importante contextualizar este fenômeno lembrando que o final da década de 90 marcou o surgimento do comércio eletrônico. De lá para cá o número de transações online só aumentou, enquanto a presença do consumidor em lojas físicas diminuiu. Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), até 2020 uma queda de 35% ocorrerá nesta visitação.

A preferência que o consumidor vem dando ao e-commerce é reflexo do modo como o varejo passou a tratar dados. Na combinação entre IA e Machine Learning ofertas personalizadas, atendimento ao cliente e gerenciamento de estoques foram otimizados. Em todos os casos os serviços e produtos ofertados impactam diretamente na percepção que o público tem sobre os negócios. Vamos entender melhor como isto funciona?

Entenda como a Inteligência artificial tem revolucionado o varejo

Enxergar o consumidor enquanto massa uniforme pronta a comprar é um grande erro que não cabe no mercado atual. Os clientes modernos querem ter a sua individualidade reconhecida e respeitada. Com a IA em cena é feita a coleta e análise das informações deste público. O uso inteligente das preferências gera a personalização de ofertas. As campanhas de marketing, por exemplo, têm alcance cirúrgico: surgem apenas para quem interessa.

Outras soluções vêm buscando integrar as lojas físicas com o mundo virtual. É o caso da marca de beleza Sephora. Através de selfies tiradas no aplicativo são indicados nas lojas produtos mais adequados para o tom de pele da cliente. Em países do exterior, como o Japão, não são poucas as experiências que tentam renovar os PDVs. No e-commerce os mecanismos de recomendação podem ser encontrados em praticamente qualquer lugar.

No atendimento ao cliente o recurso que já encontramos bem difundido são os chatbots. Este sistema trabalha através do reconhecimento das perguntas e respostas mais comuns. Se houver correspondência no banco de dados, o cliente receberá uma resposta através do bot. Caso contrário, ele será encaminhado para a interação humana. Saindo das questões diretamente relacionadas ao cliente, temos ainda as melhorias de logística.

A gestão de estoque torna-se muito mais eficiente quando é empregada a inteligência artificial. Além disso, as soluções oferecem automaticamente dados como o momento ideal para efetuar reposição de produtos. Mais uma vez a coleta e processamento de informações são centrais ao processo. Devido à importância dos dados neste cenário, vale conferir este artigo sobre mineração de dados.

AI: o futuro é agora

Com a Inteligência artificial convertida em fator comum, o mercado já não comporta estratégias de venda convencionais. É por isso que muitas lojas acabaram fechando nas últimas décadas, por não conseguirem se adaptar ao novo paradigma. Para que a experiência do cliente esteja sempre em primeiro lugar estas tecnologias já não se restringem ao ambiente virtual. Ainda que seja nele onde a sua aplicação está mais consolidada e difundida. Quer conhecer mais informações sobre tecnologia e inovação para não ficar para trás? Então venha conferir os artigos do nosso blog. Acesse: https://www.waproject.com.br/blog

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