Wa Project.

Inovação disruptiva: da importância à aplicação no meu negócio.

Vivenciamos um momento em que as inovações se tornaram a base do crescimento das empresas, um cenário bem diferente do que foi visto há poucos anos, um período em que as tecnologias recebiam implementações e algumas poucas melhorias. Com uma base do conhecimento cada vez mais rica e de crescimento exponencial, surge o conceito e a realidade da inovação disruptiva, de modo a proporcionar ciclos de desenvolvimento cada vez mais curtos e alto nível em novas criações. Mas você conhece a real importância da inovação disruptiva para o seu negócio? Sabe como aplicá-la em suas atividades? Descubra agora mesmo neste artigo tudo o que você precisa saber a respeito do tema e como incorporar essa abordagem nas suas operações.

O que é a inovação disruptiva?

De forma geral, o conceito de inovação disruptiva é um tipo de inovação radical, porém, que deve estar baseada no processo de Transformação Digital — TD. Assim, uma inovação disruptiva parte de uma tecnologia já existente, porém, seu nível de inovação é tão elevado que dá origem a um novo produto e/ou solução. Essa é uma abordagem muito utilizada em startups, por serem empresas com alto nível de escalonamento das suas operações e geração de proposta de valor para o seu público-alvo com o uso da inovação baseada na Transformação Digital. No entanto, essa abordagem não é exclusiva das startups, de modo que toda e qualquer empresa pode (e deve) adotar essa metodologia.

Qual a importância da inovação disruptiva?

Agora que você entendeu o que é a inovação disruptiva, é importante entender as suas vantagens e perceber o nível de importância para o seu negócio. Vejamos a seguir:

  • Abre novos mercados;
  • Gera novas bases do conhecimento;
  • Cria soluções para problemas ainda não explorados;
  • Promove o aumento da competitividade e ascensão do seu negócio;
  • Ajuda no processo de melhoria contínua.

Diante das vantagens apresentadas, é inegável a importância que a inovação disruptiva exerce sobre as empresas, dado que sua adoção e abordagens proporciona o crescimento organizacional, eleva os níveis operacionais e, consequentemente, geram mais receitas financeiras para o empreendimento.

Como aplicar a inovação disruptiva no seu negócio?

Para implantar a inovação disruptiva no seu negócio, são necessários alguns estudos e análises, para que, assim, tenha informações concretas que vão direcionar os seus esforços na implantação dessa metodologia. Mas, lembre-se que a única certeza que há no ramo empresarial é que as mudanças são constantes e necessárias, logo, a inovação disruptiva não é um processo finito, mas, sim, contínuo e de constante renovação. Vejamos a seguir os principais pontos para implantação da inovação disruptiva:

  • Analise o mercado e as necessidades ainda não atendidas;
  • Diminua os ciclos do projeto e estabeleça o foco em entregas mais ágeis (produtos/serviços beta). Isso permite que sejam realizados os testes da sua inovação e a aceitação do mercado;
  • Pense além do seu tempo. O que pode parecer impossível talvez seja uma porta para a inovação disruptiva;
  • Tenha posição de assumir riscos. A inovação disruptiva não é garantia de sucesso, porém, de acordo com a premissa do risco/retorno, quanto mais arriscado for um investimento, maiores serão os retornos e resultados;
  • Tenha foco na conquista de novos clientes, pois esses são a base para a abertura de novos mercados. No entanto, não negligencie os clientes que fazem parte do seu empreendimento;
  • Invista em Pesquisa e Desenvolvimento — P&D.

No entanto, para que o seu negócio tenha êxito na abordagem da inovação disruptiva, você deve desenvolver a perseverança, a atitude e a consistência nos pontos citados anteriormente. A WA Project tem soluções em inovação e desenvolvimento de plataformas ideais para a boa gestão do seu negócio. Entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas.