Wa Project.

A importância de ter indicadores na palma da mão.

Em todas as tarefas que realizamos no cotidiano, buscamos saber se elas estão sendo feitas de maneira correta e trazendo os resultados esperados. Seja uma escola avaliando os alunos através das médias em provas, uma agência de marketing medindo o número de compartilhamentos da sua campanha, ou até mesmo equipes de vendas registrando os lucros no fim do mês. Para todo e qualquer processo realizado em uma empresa, é necessário saber se ele está surtindo o efeito desejado. Essa é justamente a função dos indicadores: fornecer informações da companhia. Sem eles, ampliar a empresa e manter o controle financeiro torna-se simplesmente um campo de apostas. Dessa forma, as chances da marca perder espaço para a concorrência aumentam. Entenda neste post quais são os principais indicadores e porque é tão importante tê-los em mãos para a boa administração. Leia também: Desenvolvimento Mobile - Por onde começar?

O que significa KPI

Os Key Process Indicators, como o próprio nome já diz, são indicadores essenciais para ter na empresa. Trata-se do conjunto de dados que informa sobre o desempenho da companhia, seja nos processos realizados, rendimento gerado em determinado período, ou até mesmo quantidade de clientes engajados com a marca. Os mais conhecidos e utilizados falam sobre:

  • Lucratividade: Isto é, o quanto rendeu;
  • Ticket Médio: o valor médio desembolsado em cada transação;
  • Taxa de retorno: Nos informa a relação entre a quantidade de vendas efetuadas e perdidas;
  • Turnover: Mede diretamente a estrutura interna da empresa através de um número que quantifica a retenção de colaboradores.

Importância de ter indicadores na palma da mão

Os indicadores em si, já são importantes por mostrarem a situação real da empresa. Atualmente, há aplicativos para smartphones que reúnem informações de todos os indicadores da empresa, nos quais a consulta pode ser feita de maneira rápida e intuitiva. Tê-los ao alcance de um clique é essencial para tomadas rápidas de decisões emergenciais, visto que a demora em uma resposta pode causar prejuízos severos à companhia. Essa tomada de decisões torna-se mais eficiente quando toda a equipe tem acesso aos indicadores. São eles que informam o momento exato de fazer escolhas críticas, como os setores que demandam maiores investimentos e quais gastos são desnecessários. É possível ainda entender o que está prejudicando a linha produtiva e como solucionar tais problemas. Ter dados na palma da mão representa maior eficiência no compartilhamento de informações dentro da gestão. Todas as equipes podem ser alinhadas e direcionadas ao mesmo objetivo, ou até mesmo alterar a maneira de atuação, de acordo com os resultados gerados pelos indicadores. Dispositivos móveis se tornaram grandes ferramentas para o uso cotidiano. Através de aplicativos especializados, é possível integrá-lo aos softwares que vigoram na empresa, trazendo mais comodidade e controle para gestão. A WA Project compreende a importância de manter os indicadores atualizados e acessíveis no momento em que são requisitados. Fornecemos o serviço de desenvolvimento de softwares e aplicativos exclusivos e únicos para cada necessidade, garantindo que os dados cruciais para o crescimento da sua empresa estejam sempre na palma da sua mão. Acesse o nosso site e conheça mais sobre o trabalho que oferecemos.