Escopo aberto vs. Escopo fechado.

Quando falamos em escopo, estamos abordando diretamente o tema projetos, uma atividade estruturada que tem como finalidade o alcance de um ou mais objetivos estabelecidos previamente.

Os projetos podem ter a sua execução por um escopo aberto ou um escopo fechado. Embora as finalidades do projeto possam ser as mesmas, a definição da sua estrutura vai influenciar diretamente no seu desenvolvimento.

Essas abordagens também se aplicam aos projetos de TI e a escolha do escopo será fundamental para que a empresa alcance os objetivos pretendidos.

Para que você entenda essas diferenças, nós da WA Project iremos demonstrar neste artigo as relações entre os projetos de escopo aberto vs escopo fechado.

O que é um escopo aberto?

O escopo aberto tem como principal característica atuar sob demanda do atendimento das necessidades relacionadas às atividades da execução do projeto. Ou seja, há uma flexibilidade na estruturação do projeto durante a sua execução e vai de acordo com as necessidades planejadas e as que surgirem ao longo das atividades.

Essa característica cria um ambiente de oscilação do capital financeiro destinado ao projeto, bem como a disponibilidade do tempo para a sua execução e as entregas parciais e totais.

Nessa abordagem, não é possível ter plena previsibilidade das necessidades de recursos, de modo que essas serão dimensionadas de acordo com a fase em execução e as demandas que surgirem.

O que é um escopo fechado?

O escopo fechado, embora menos flexível, é a abordagem mais adotada nos projetos corporativos. Nessa metodologia, são estabelecidos todos os recursos necessários (financeiros, tempo, equipamentos, recursos humanos, etc.) e todo o cronograma de execução, bem como das entregas parciais e finais.

Essa abordagem tem como finalidade diminuir os riscos e proporcionar maior segurança ao cliente, dado que tudo é planejado de forma prévia e estruturada.

De forma geral, o contrato que rege as relações do projeto de escopo fechado não permite alterações, situação em que estabelece a entrega de forma exata do que foi contratado.

Escopo aberto vs escopo fechado

Estabelecer a relação “escopo aberto vs escopo fechado” requer um estudo e análise do seu perfil como cliente, exige a reflexão do que deseja alcançar com o projeto e como será essa trajetória.

Empresas privadas, com perfil de aversão aos riscos inerentes à execução do projeto ou órgão público, certamente, optarão por um escopo fechado, dado que essa abordagem estabelece um ambiente de clareza das informações relacionadas aos recursos necessários; aos desembolsos financeiros que serão realizados; ao cronograma de execução; à designação dos envolvidos no implemento das fases; e à entrega da solução contratada.

No entanto, caso surjam novas demandas durante a execução de um projeto com escopo fechado, dificilmente haverá meios de satisfazer tais necessidades, dado que todo o escopo deve seguir o contrato entre as partes. Nesse caso, será necessário estabelecer um novo projeto para satisfazer essa nova necessidade.

Em uma abordagem diferente, o escopo aberto orienta o projeto sob demanda. Ou seja, é possível realizar alterações no planejamento; aumentar ou diminuir o uso dos recursos; e adiantar ou postergar fases e entregas parciais do projeto, sempre em prol do atendimento das necessidades do cliente. Assim, o escopo aberto possibilita maior flexibilidade, porém, pode representar maiores riscos ao cliente, dado que a previsão dos desembolsos financeiros referentes aos recursos necessários e às horas trabalhadas pode oscilar de forma considerável.

Nesse contexto, o cliente passa a exercer a atividade fundamental de fiscalização do projeto, que o fará assumir uma parcela maior dos riscos e a responsabilidade por gerir as entregas do que foi contratado sob sua demanda.

Assim, podemos concluir que as modalidades de execução do projeto (escopo aberto ou fechado) não são concorrentes entre si, porém, cada uma tem um foco específico para cada perfil e necessidade do cliente.

Se tiver alguma dúvida entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialista.

Compartilhe nas suas redes:

Conteúdos relacionados