Economize na hora de desenvolver um software.

Existem 2 formas de você implantar um software no seu negócio.

  1. Contratar um produto, ou seja, uma empresa que tenha desenvolvido aquele software e comercializa ele através de licença ou mensalidade.
  2. Contratar uma empresa ou desenvolvedores e a partir disso, construir exatamente conforme sua necessidade.

Dessa explicação sai a primeira dica de economia.

Se puder, opte por contratar um produto

O produto já está pronto e funcionando. Talvez você vai precisar ajustar algum processo ou abrir mão de algumas customizações para o produto te atender perfeitamente mas por outro lado, pagar uma licença ou uma mensalidade sai muito mais barato do que contratar quem desenvolva e ter custos com hospedagem.

Se ainda assim fizer sentido desenvolver, fica comigo que daqui pra frente as dicas vão te fazer economizar.

Evite desperdícios

Planeje bem as funcionalidades, conte com um analista para pensar nos processos, pensar nas regras de negócio e garantir que de fato o que vai ser desenvolvido irá te atender. Pular esse passo significa muitos ajustes depois de desenvolvido e aí, o esforço necessário é maior e vai te custar mais.

Planeje bem o escopo

Eu diria que essa é a principal forma de economizar.

Existem N formas de se resolver um problema.

Contar com um especialista que entenda seu problema e consegue propor soluções simples e com um bom custo benefício é fundamental. Você vai precisar desenvolver um software menor e mais simples, por consequência sai mais barato.

Desenvolva em fases

Quando você divide o projeto todo em fases, conceito de MVP, é possível desenvolver a primeira fase, colocar em produção e isso começa a te dar clareza do que é mais e menos importante para as próximas fases.

Se você ficar muito tempo desenvolvendo, existe o risco de desenvolver funcionalidades que na prática não são tão importantes assim e aí você desperdiçou.

Utilize mão de obra especializada

Aqui mora a maior reclamação das empresas que eu atendo.

Começou a desenvolver com uma empresa ou pessoas não tão capacitadas, provavelmente pela falta de experiência foram cometidos alguns ou todos os erros que citei e ainda a qualidade do software não está legal.

Nesse cenário começam a aparecer sintomas de que ao corrigir um problema, surgem outros. Reclamações de que se gasta muito tempo para fazer algo simples e por aí vai.

Escolha as tecnologias certas

Não faz sentido colocar um cavalo para caçar um rato e também não faz sentido colocar um gato para empurrar uma charrete.

Essa analogia serve para o mundo de desenvolvimento de software. Existem tecnologias que são boas para determinados problemas e péssimas para outros problemas.

Escolher as tecnologias certas, alinhadas com as necessidades te permite ganhar agilidade e qualidade.

Contar sempre com bons profissionais e com um bom parceiro é fundamental para construir um bom software. Se estiver precisando de um bom parceiro, conta com a Wa Project.

Compartilhe nas suas redes:

Conteúdos relacionados