Wa Project.

Desenvolvimento mobile - Conheça as tendências para 2019.

O verdadeiro líder de mercado é aquele que está à frente das tendências. 2018 chegou ao fim, o que significa que é hora de começar a olhar para frente, e se preparar para o ano seguinte. O ano de 2019 está sendo muito positivo para o mercado de desenvolvimento mobile, que se mantém em destaque como um dos mais fortes do mercado. Uma previsão da Statista, estima que o número de usuários de smartphones deve chegar a 4,68 bilhões, no ano que vem. Por isso, para se destacar nesse mercado tão vasto e competitivo, é preciso estar sempre a frente. Quais são então algumas das tendências do desenvolvimento mobile para 2019?

De olho nas tecnologias

As tecnologias estão sempre evoluindo, por isso é necessário estar sempre atento ao que pode estar por vir. Um ótimo exemplo é a dupla VR e AR.

A primeira é a Virtual Reality que, francamente, ainda está um pouco longe. O poder de processamento que essa tecnologia demanda ainda é bem alto, um pouco longe do que a maioria dos celulares consegue suportar. Por isso, sua aplicação é bem limitada.

Por outro lado, a Augmented Reality deve ver um ganho em 2019. Além de ser muito legal ver “coisas” digitais sobrepostas no mundo real, esse recurso é extremamente útil, desde para jogos, passando por ferramentas que ajudam funcionários de empresas a fazerem treinamentos, chegando até a ações promocionais que usam a tecnologia para chamar a atenção do público. Fique de olho na AR, que pode ser bem grande este ano.

Além disso, é importantíssimo se preparar para a popularização do 5G. Com ele, a velocidade não irá mais ser um empecilho, e um aplicativo pode facilmente ser caracterizado como “ultrapassado” se tiver muito atrás da competição.

A evolução dos conceitos

Além da tecnologia, certos conceitos também devem ter um avanço considerável em 2019. O primeiro são os chatbots. Já bem discutidos em 2018, esses “robôs” que usam os chats para interagir com possíveis clientes são bem úteis e relativamente populares. No próximo ano eles irão subir de nível - de bons para ótimos. Eles podem se transformar em assistentes virtuais, e ajudar a ter uma interação ainda mais eficaz com o público.

A Internet das Coisas é outro conceito que é discutido há muito tempo e que, finalmente, está saindo do papel. Casas inteligentes estão se tornando comuns, em que todos, ou grande parte, dos sistemas podem ser controlados por celular. A popularização e uma maior intimidade do público com este conceito significam a possibilidade de expandi-lo para muito além do que apenas o aspecto teórico no qual ele se manteve por muito tempo.

Por fim, um conceito bem novo e muito interessante, que deve ser bem implementado em 2019 é o Android Instant App. A ideia por trás desse conceito, é que o usuário pode acessar o aplicativo pelo navegador, sem a necessidade de instalá-lo, já que o desenvolvedor poderá convertê-lo para um endereço web. Com essa ideia, o usuário ganha em velocidade, pois, pode acessar o aplicativo muito mais rápido, e em desempenho, já que rodar um site deve exigir menos poder de processamento do que um aplicativo.

A WA Project oferece um serviço de consultoria para o desenvolvimento do seu software ou aplicativo. Com o nosso conhecimento, seu app certamente estará preparado para todas as tendências de 2019, e se destacará ainda mais no mercado. Confira o nosso trabalho, no site: www.waproject.com.br.