Wa Project.

Desenvolvimento Híbrido: Como funciona e quais as suas vantagens?
Existem três tipos principais de desenvolvimento de aplicativos: os web apps, os nativos e o desenvolvimento híbrido. Cada uma destas metodologias oferece vantagens e desvantagens, e neste artigo, você vai compreender melhor como funciona o desenvolvimento híbrido e quais as vantagens deste formato.

O que é o desenvolvimento híbrido?

Como a terminologia já indica, este tipo de desenvolvimento envolve a união de recursos diversos. Assim, basicamente, o desenvolvimento híbrido nada mais é do que um formato que reúne recursos de aplicativos web com os nativos. Deste modo, os aplicativos híbridos usam linguagens para a web, como HTML5, JavaScript e CSS, e são hospedados em plataformas nativas. Esta hospedagem é propiciada pela inclusão do código web em um contêiner (ou wrapper). Assim, estes aplicativos são construídos como um web app, mas apresentam excelente grau de funcionalidade nos sistemas operacionais. Se você quer desenvolver seu aplicativo híbrido, entre em contato com a nossa equipe!

Como funciona um aplicativo híbrido?

Como você já viu, o aplicativo híbrido é desenvolvido com recursos da web (de forma similar a um site comum) como HTML5 e JavaScript. No entanto, em vez de operar em um browser, ele funciona no sistema operacional mobile. Para fazer esta “tradução” do aplicativo web para funcionamento no sistema operacional mobile, é utilizada uma plataforma como o Apache Cordova. Esta plataforma fornece recursos para que o JavaScript seja capaz de acionar funções nativas do aparelho. Isso inclui, por exemplo: requisição de uso da câmera, acelerômetro, contatos, GPS, entre outros. Para isso o Apache Cordova oferece plug-ins que contam com APIs que são constantemente testados e atualizados pela comunidade de desenvolvedores. Isso garante que a integração do código web do app com o sistema funcional seja feita da forma mais precisa possível. Deste modo, os apps estão menos sujeitos a apresentarem erros de variadas naturezas que podem ser críticos para suas funcionalidades.

Quais as vantagens do desenvolvimento híbrido de apps?

Optar pelo desenvolvimento híbrido para um aplicativo oferece muitas vantagens. Primeiramente, vale considerar que o custo para o desenvolvimento de um app híbrido é relativamente mais baixo. Além disso, este tipo de aplicativo oferece a vantagem da facilidade de migração entre plataformas. Estes dois atributos por si só já garantem um excelente custo-benefício, visto que com um produto de excelente viabilidade financeira é possível fazer a distribuição em várias app stores sem maiores dificuldades. Os apps híbridos também saem na frente devido à sua facilidade de manutenção. Desta forma, é mais viável fazer o conserto eficiente de bugs e a aplicação de atualizações de funcionalidades. A interface destes aplicativos também pode ser desenvolvida com muitos recursos interessantes. Adicionalmente, suas funcionalidades se integram ao sistema operacional do celular ou tablet, permitindo o uso de muitas funções dependentes da estrutura nativa. Assim, os apps desenvolvidos de forma híbrida oferecem um excelente custo-benefício. Por isso, são uma ótima alternativa para empresas que desejam modernizar seus serviços com o uso de aplicativos, fornecendo uma solução versátil e custo-eficiente. Está planejando o desenvolvimento de um app para o seu negócio? Então se aprofunde no assunto! Leia nossos outros artigos e descubra tudo o que está por trás do desenvolvimento mobile.