Como preparar minha equipe para trabalhar home office.

O trabalho home office é repleto de desafios. A facilidade de comunicação, o poder cada vez maior dos computadores pessoais que temos em casa e a possibilidade da transmissão de dados e acessos remoto trouxe esta ótima opção. Ele traz inúmeros benefícios, como gastos menores de tempo e dinheiro com locomoção e almoço, que permitem um trabalho tranquilo e o funcionário não é desimpedido de trabalhar caso tenha algum problema. Porém, o home office também traz uma série de desafios, para os quais os gestores precisam preparar muito bem a sua equipe.

O desafio da solidão

Para saber como preparar a sua equipe, é preciso entender com o que você está lidando. Esses são alguns dos desafios do home office.

Grande parte das pessoas que trabalha, ou já trabalhou com esse modelo concorda que um dos principais problemas é a solidão. Sair de um escritório cheio de oportunidades para socialização para uma casa que, na maioria das vezes, está vazia, é uma grande mudança. As “conversas de bebedouro” são muito importantes, e tem um objetivo fundamental de ajudar os funcionários a desestressar, e esquecer um pouco o trabalho por alguns minutos. Em casa, isso é impossível.

A tecnologia, como sempre, traz a resposta para esses problemas. Meios de comunicação que facilitam o trabalho, podem ser usados para outras coisas além do trabalho. Uma boa forma de preparar os funcionários é quebrar um pouco da rigidez da comunicação, e permitir que eles usem certas ferramentas para se socializar, quebrando um pouco da solidão.

As distrações e a preguiça

Além da solidão, existe outro grande perigo do trabalho home office. As distrações. Tudo na sua casa está ali ao seu alcance, muito facilmente. Sua cama para tirar um cochilo, seu sofá e sua TV, e até mesmo a sua cozinha para fazer um lanche. Todo esse “atrativo” pode ser difícil de ignorar e se focar no trabalho. Então, é preciso trabalhar na disciplina e no foco nas tarefas.

Uma das maiores “graças” do home office é poder trabalhar com um horário um pouco mais flexível, mas uma ótima forma de preparar a sua equipe é ensinar e incentivar uma disciplina. Os motive a estabelecer horários específicos para o trabalho, para o almoço e até mesmo para atividades como limpar a louça após comer. Existe um motivo porque isso é tão importante, mesmo nos escritórios, já que essa preocupação ajuda a estabelecer uma rotina mais facilmente.

É muito mais fácil perder o foco em casa, já que sempre há alguma coisa para fazer. Mesmo uma lâmpada queimada ou trocar uma tomada, são tarefas simples, mas que exigem um certo tempo, que não necessariamente pode ser perdido.

A disciplina não se aplica somente às horas que irão ser gastas no trabalho, mas também a maneira como o indivíduo se comporta dentro dele. Estar em casa é uma oportunidade de comer um pouco melhor, de dormir um pouco mais. Mas, também pode ser uma oportunidade de relaxar mais do que deveria, e trocar a água por refrigerante, ou pedir uma pizza. Estar em casa é uma ótima desculpa para ter deslizes no comportamento que podem afetar o trabalho.

Por isso, o melhor jeito de preparar a sua equipe para o trabalho home office é lembrá-los que mesmo estando em casa, este é um momento profissional. Na dúvida, mantenha isso sempre em mente.

A WA project presta consultoria em desenvolvimento de softwares e aplicativos. Para saber mais sobre gestão de funcionários, em pessoa ou no home office, confira o nosso site: www.waproject.com.br.

Compartilhe nas suas redes:

Conteúdos relacionados