Wa Project.

A importância da prototipação no desenvolvimento de software.
O processo de prototipação é uma etapa fundamental para se criar qualquer tipo de software. Essa etapa é realizada antes de se iniciar a construção do programa para garantir um desempenho melhor. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura do artigo. Uma das principais funções do protótipo é permitir um maior entendimento sobre a área de atuação do cliente. Assim os profissionais avaliam o objetivo do contratante com precisão e podem adequar o produto conforme a necessidade apresentada. Fazer uma ferramenta nova requer bastante tempo e investimento, independentemente da complexidade do sistema. Portanto, vale a pena sempre estipular um período para testes de versões incompletas do software em questão. A tecnologia disponível garante que os desenvolvedores recebam comentários valiosos dos usuários já no começo do projeto. Com base nesse retorno quase imediato, é possível efetuar alterações para aprimorar a tecnologia a cada etapa.

Reduz tempo e custos de produção

Além disso, o engenheiro consegue estimar melhor os custos iniciais e o prazo de entrega do trabalho, evitando surpresas para o comprador. Apesar de ter sido implementada no princípio dos anos 1970, a prototipagem popularizou-se significativamente nas últimas décadas. Pode-se então dizer que o método acompanhou a evolução tecnológica dos próprios softwares. Depois que a ferramenta foi finalizada, qualquer mudança fica mais dispendiosa e demorada, o que costuma levar ao descumprimento da data de entrega inicial. Sendo assim, empresas que visam se posicionar no mercado com credibilidade devem executar os protótipos. Se tal estágio for ignorado, é provável que seja preciso codificar aspectos do sistema diversas vezes. Em alguns casos, o consumidor percebe que o software não atendeu à sua demanda ou que certas funções ficaram muito complicadas para o utilizador. Seja qual for o cenário, a sua firma dedicou tempo e recursos em um item que foi descartado. As duas recomendações para que o procedimento não atrapalhe o seu negócio são: aplicar as métricas certas e não ficar muito preso ao protótipo.

Garante a maior participação de usuários

Outro benefício do protótipo de software é a inclusão dos públicos no seu desenvolvimento, como mencionado anteriormente. Isso porque ele é capar de visualizar e conhecer na prática as finalidades do programa. Por conseguinte, os usurários estão habilitados a opinar sobre os pontos fortes e fracos ao longo da produção. Quando o cliente, que é o grande interessado, participa da prototipagem, previne-se os eventuais erros de comunicação. Com frequência, os mal entendidos se dão pelas partes acreditarem que tudo ficou bem determinado. Para que não haja esse risco, o utilizador tem de estar familiarizado com a versão não finalizada. Após ele dar o OK, a equipe responsável terminará o produto a ser entregue. Desse modo, fica evidente a importância do protótipo para o desenvolvimento de um software de qualidade. Isso porque quando se tem uma ideia clara do que deve ser feito, até as pequenas decisões tornam-se mais fáceis. O resultado é um produto bem planejado e com menor chance de falhas.