Wa Project.

5 Ferramentas para Começar a Automatizar Testes em Aplicativos.

O processo de otimização das atividades é um dos benefícios que a tecnologia proporciona ao dia a dia das pessoas em suas atividades particulares e profissionais. Essa afirmação também é válida ao próprio segmento de tecnologia, de modo que utilizar ferramentas que automatizam tarefas gera maior produtividade e benéficos para o seu negócio.

Para os desenvolvedores, a utilização de ferramentas de produtividade e automação permite realizar suas atividades em menor espaço de tempo e entregar resultados antes do período estabelecido.

#1 TestComplete

O TestComplete é uma ferramenta desenvolvida pela SmartBear e é capaz de automatizar o teste para desktop, mobile e web, o que o torna uma solução completa e flexível. A ferramenta contempla testes com scripts, gravação, reprodução e visualizador de testes, além de ser capaz de trabalhar com diversas linguagens. A ferramenta apresenta uma grande abrangência na automação de testes e, por isso, é utilizada por mais de 5 mil empresas, incluindo grandes organizações na área de tecnologia.

#2 Watir

O Watir é uma ferramenta de testes em formato de biblioteca para Ruby, e uma das suas qualidades é a leveza. Seu foco são os testes em aplicações web e é capaz de realizar testes das aplicações em qualquer navegador, o que o torna uma ferramenta denominada “cross-browser”. Seus principais testes são: tempo de resposta das páginas, formulários, botões, links e demais elementos. É fortemente utilizado por empresas de tecnologia na área de dados e desenvolvimento de plataformas empresariais.

#3 Unified Functional Testing

Desenvolvido pela gigante de tecnologia HP — Hewlett Packard Enterprise, o Unified Functional Testing é uma ferramenta avançada para testes de softwares e aplicativos, das mais diversas plataformas e linguagens de programação, o que o coloca na posição de cross-platform. A ferramenta proporciona a automação de testes de regressão, tratamento de erros e documentação.

#4 Ranorex

O Ranorex é uma ferramenta de automação de testes de aplicativos do tipo All-in-One, ou seja, é uma plataforma única de testes cross-platform e cross-browser. Isso abre a possibilidade de testes de aplicativos para desktop, mobile e web. Além de ser uma ferramenta completa e com muitos recursos, o Ranorex tem como diferenciais a sua facilidade de instalação e utilização, o que o faz se destacar entre outras ferramentas de automação de testes de aplicativos. Essa ferramenta tem a vantagem de possibilitar a reutilização dos códigos de testes, o que facilita e reduz a redundância nas atividades. Assim, a automação dos testes ganha flexibilidade e produtividade. Vale ressaltar que o Ranorex possibilita a integração com outras ferramentas, e essa característica aumenta de forma considerável o seu desempenho e produtividade.

#5 Visual Studio Test Professional

A Microsoft também tem a sua ferramenta de automação de testes de aplicativos e, dessa forma, proporciona o benefício de integração com todas as plataformas da empresa (desktop, mobile, cloud computing e servidores). O Visual Studio Test Professional também integra a comunidade MSDN — Microsoft Developer Network, o que facilita encontrar e compartilhar informações com outros desenvolvedores. A ferramenta realiza testes exploratórios e possui um gerenciador de testes, o que permite executar, gravar e repetir testes. Assim, podemos concluir que além de boas plataformas de desenvolvimento é necessário o uso de ferramentas que automatizam os testes, de modo que, permitirão entregas de resultados mais rapidamente e com melhor qualidade, fatores que são alicerçados em produtividade e efetividade. Conte com a WA Project para ter qualidade no desenvolvimento de softwares e aplicativos da sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais a respeito dos nossos serviços!

Caso esteja interessado em desenvolver aplicativo, a Wa Project possui profissionais especializados e qualificados para dar conta do seu projeto.