Wa Project.

5 etapas essenciais para o desenvolvimento de um app mobile
Um aplicativo de qualidade é essencial. Graças a grande quantidade de negócios feitos online, especialmente no mercado mobile, e a competitividade acirrada é preciso garantir que a solução da sua empresa seja a melhor possível. Por isso, confira 5 etapas essenciais para o desenvolvimento de aplicativo mobile. Leia também: Como um site pode aumentar os resultados da minha empresa

1 - O pré-projeto

Essa é a primeira etapa para praticamente qualquer ação. Afinal, para que seu app tenha sucesso é preciso conhecer 2 pilares importantes. O primeiro é o objetivo. O seu aplicativo precisa ter um objetivo bem claro, alinhado com o seu negócio. Essa meta irá estabelecer o caminho para praticamente qualquer decisão durante o desenvolvimento. Mas, o objetivo não é somente a finalidade do aplicativo para você. Ele precisa ser bastante atrativo para o seu usuário ideal. Por isso, é preciso pensar no que faria com que ele usasse o app e desenvolvê-lo a partir dessa ideia. Isso vai definir funcionalidades que ele precisa ter. Falando no usuário, tão importante quanto definir um objetivo é definir o público ideal. Aqui, a estratégia é bem parecida com os conceitos de marketing que visam conhecer o público para entregar o que é melhor para ele. Pesquise bem outros apps que oferecem soluções parecidas, ou que procuram o mesmo público-alvo. Conferir os concorrentes irá dar uma ideia do que você está enfrentando e pode até ser uma fonte de inspiração.

2 - O rascunho

Com o pré-projeto definido, é hora de pensar no app em si. Faça um rascunho. Não precisa ser nada muito elaborado, podendo até mesmo ser um desenho em papel, mas é importante fazer um desenho de todas as “telas” de modo a facilitar a visualização do app e ser um ponto de partida para encontrar soluções interessantes.

3 - O protótipo

O protótipo é um dos aspectos mais importantes do desenvolvimento de aplicativo, e é um dos principais medidores de sucesso diante da aceitação dos usuários. O app precisa ser desenvolvido pensando na experiência de quem for utilizar.

4 - O desenvolvimento

Com a interface e o esboço em mãos, é hora de começar a pensar no desenvolvimento. Chegou a hora de escolher a linguagem em que o aplicativo será desenvolvido, você pode optar pelo híbrido ou nativo. Entenda bem o escopo do projeto, esse é um dos pontos que irá auxiliar na escolha da melhor linguagem para construir seu app.

5 - O pós-projeto

Uma vez que o desenvolvimento esteja pronto, é hora de cuidar de alguns detalhes extras, mas importantes. Primeiramente, faça alguns testes fechados para começar, apenas com pessoas conhecidas e leve o que dizem em consideração. O feedback é muito importante e pode ser valioso para identificar melhorias e novas funcionalidades. Por fim, um beta irá fazer com que o aplicativo seja testado em um ambiente mais “real” e por um grande número de usuários. É a etapa onde você terá uma prévia sobre o funcionamento do aplicativo e a aceitação do público. Essas são as etapas principais do desenvolvimento de um app mobile. Para saber ainda mais sobre como projetar o aplicativo ideal, continue lendo nossos artigos e conte com a gente!