4 motivos para você terceirizar o desenvolvimento de software, mesmo tendo uma estrutura interna

Muitas empresas, que possuem uma área de desenvolvimento muito bem estruturada, gostam de terceirizar demandas de desenvolvimento e entendem o quão importante isso é.

Mas quais são os motivadores para terceirizar se já existe um time que pode desenvolver internamente?

Vou listar 4 benefícios, começando pelo que julgo o mais importante:

Capacidade de Escalar.

Quando uma empresa precisa contratar, ela comunica o RH, que abre a vaga, recruta candidatos, fazem as entrevistas em mais de uma fase, seleciona o que possui o melhor perfil e fazem uma oferta. Quanto tempo você acha que tudo isso demora? E ainda não acabou.

O candidato, depois de aceitar a oferta, caso esteja trabalhando, pede alguns dias (pelo menos 2 semanas) para começar na nova empresa. Chega o dia de início e aí começamos a falar da famosa curva de aprendizado. Caso tudo ocorra bem, a partir disso, esse profissional passa a produzir e agregar de fato. Se não der certo, o processo se repete.

Em uma situação dessa, o prazo inicial do projeto já foi extrapolado.

Agora vamos para empresas que possuem um cenário diferente da que mencionamos no primeiro benefício.

Você possui uma software house parceira, que já conhece suas necessidades e sabe como seu time funciona.

Apareceu um projeto crítico, você sinaliza que precisa de um ou mais profissionais e, em poucos dias, ele está disponível. Quando digo poucos, são poucos dias mesmo. Nada de 2 ou 3 semanas. E ainda existe garantia de produtividade em relação ao trabalho desse profissional.

Ponto Importante: poucos dias para iniciar e garantia de qualidade é algo que praticamos aqui na Wa Project. Caso sua software house parceira não esteja praticando esses pontos, clique aqui e saiba mais sobre o nosso trabalho.

Atender Demandas Verticais.

Fazendo um paralelo com o ponto anterior, do mesmo jeito que você consegue expandir rapidamente o time, você também consegue reduzir o time. Projeto foi entregue, demanda voltou a normalidade, você sinaliza e a gente aloca esse profissional em outros projetos.

Acesso a Várias Competências.

Caso você ainda não esteja acostumado a trabalhar com software house, na Wa Project nós temos:

  • Gerente de projeto
  • Scrum Master
  • Analista de negócio
  • Desenvolvedores Web
  • Desenvolvedores Mobile
  • Ui/UX
  • Arquiteto

Dependendo da fase em que o projeto estiver, você pode utilizar diferentes profissionais. Por exemplo, um projeto está em fase inicial, nós colocamos o analista de negócio junto com o designer para definir bem o escopo e construir o protótipo, em seguida sacamos o designer e o analista passa a ficar parcial, para acompanhar o desenvolvimento. Por último entra o arquiteto para preparar a infraestrutura.

Tenho certeza que um projeto que conta com essa gama de profissionais sai com qualidade superior a um projeto que conta somente com desenvolvedores do início ao fim.

Mantenha-se Atualizado

Sempre que encerrado um projeto, nós gostamos de pedir feedback para quem nos contratou. Já escutei algumas vezes que os nossos processos serão replicados para o time interno.

Uma software house tem como atividade principal a produção de software. É esperado que uma empresa assim saiba o que é bom e ruim do ponto de vista da tecnologia, conheça as boas práticas, o que melhor funciona.

Esse conhecimento pode ser absorvido para seu time interno.

Trabalhar nesse modelo híbrido abre essas e outra opções que podem fazer muito sentido para o seu negócio.

Caso precise de uma boa fábrica de software para conduzir o desenvolvimento do seu projeto, pode contar com a gente.

Compartilhe nas suas redes:

Conteúdos relacionados