3 erros que gestores cometem ao começar trabalhar home office.

Se a gente ainda não se conhece, meu nome é Gustavo e em 2018 eu fundei uma fábrica de software 100% remota, chamada Wa Project. Nascemos baseado no conceito home office first.

Quando eu precisei me torner um líder a distância, aconteceram problemas que com os times presenciais isso não eram tão comuns e hoje vou compartilhar 3 erros que eu cometi quando comecei.

Achar que o problema é a comunicação

Antes de escrever esse texto eu fiz uma pesquisa, escrevi no google, “qual o problema mais comum nas empresas” e adivinha, encontrei a comunicação em quase todos os sites que abri.

Todo mundo trabalhando no mesmo ambiente a comunicação já é um problema. Imagina agora essas pessoas trabalhando a distância.

Tentei por diversas vezes bater na tecla comunicação com meu time e a solução definitiva para esse problema veio quando entendi que comunicação era apenas um sintoma e não uma causa raiz.

Ache formas de reduzir a necessidade de comunicação. Por exemplo, criando processos. Essa é uma boa forma de tornar seu time mais organizado e dependendo menos de comunicação.

Tenho certeza que se você melhorar a dinâmica de trabalho, vai perceber que os problemas que antes eram rotulados como falha de comunicação, começam a desaparecer.

Tentar fazer microgestão

Se você é aquele gestor que gosta de ver as pessoas chegando no horário, se incomoda quando vê alguém distraído durante o trabalho, já deve ter percebido que esse controle no home office é praticamente impossível.

Ao invés de focar em horas trabalhadas, você deve focar em resultado. Defina metas e monitore quem consegue atingir os objetivos.

Mas cuidado, deixar a microgestão de lado, não significa liberdade excessiva. Assunto para o próximo tópico.

Oferecer liberdade excessiva

Quando o foco passa ser na entrega, é natural que alguns itens como o horário de trabalho percam relevância, e aí pode ser cometido um erro.

Excesso de liberdade se torna um problema quando o resultado não é atingido e se torna um problema ainda maior quando o gestor não percebe que a falha ocorreu por motivos não relacionados a dedicação do seu time. Disso pode surgir julgamentos equivocados e gerar uma série de outros problemas.

Estabelecer reuniões diárias para acompanhar o andamento é uma forma de estar próximo do time para entender as dificuldades. Ponto importante principalmente quando a cultura do home office está sendo formada.

Gerir um time remoto é mais complexo do que gerir um time presencial, mas posso te assegurar que dominar a arte da liderança a distância é fundamental e te abre um leque de opções, principalmente para ter acesso a uma base maior de talentos na hora de contratar. Assunto para um próximo texto.

Um abraço e não deixe de seguir a Wa nas redes sociais.

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